fbpx

A Allergan, uma marca conhecida no universo das próteses mamárias, está passando por um momento difícil: um dos seus produtos está sendo fortemente associado à incidência de um tipo de câncer. Devido a esse fato, a empresa anunciou um recall em todo o mundo, ou seja, divulgou um comunicado informando que os implantes ou expansores de tecido texturizado Biocell não serão mais distribuídos ou vendidos em nenhum mercado onde se encontram disponíveis.

No Brasil, são comercializados três tipos de implantes mamários da marca Allergan: Natrelle Expansor Tissular, Natrelle Implante Mamário Texturizado e Natrelle Implante Mamário Duplo Lúmen. Com a decisão divulgada pela empresa, todos eles passarão a ter a sua comercialização, distribuição, importação e utilização suspendidas. Além disso, todos os produtos em estoque deverão também ser devolvidos.

Apesar dos riscos à saúde das pacientes, a Allergan também acrescentou, em seu comunicado oficial, que a FDA (agência que regulamenta remédios e dispositivos médicos nos Estados Unidos) e outras autoridades sanitárias não recomendam a remoção ou substituição de implantes mamários ou expansores de tecido texturizados Biocell em pacientes que não apresentam nenhum sintoma ou indícios de problemas com o produto, uma vez que a cirurgia pode trazer riscos à saúde e integridade física das mulheres.

Mesmo com o posicionamento e alerta da empresa, é normal que as pacientes que já possuem os implantes da marca Allergan se sintam temorosas em permanecer com as próteses. Nesses casos, o mais indicado é fazer todos os exames para afastar qualquer suspeita da doença e conversar com o médico responsável pela cirurgia de implantes para saber qual a melhor medida a ser tomada nessa situação.

Vale ressaltar que, analisando a questão sob o ponto de vista do Direito do Consumidor, o recall da Allergan comprova não apenas o defeito no produto comercializado pela empresa, mas também a falta de segurança que é esperada do implante. Isso significa que, caso haja uma indicação médica para a substituição das próteses em pacientes que já a possuem, a empresa deverá obrigatoriamente arcar com todos os custos do novo procedimento.

Outros tipos de casos, como o achatamento ou amolecimento dos seios ou ainda o endurecimento das próteses, podem gerar um desconforto nas pacientes dos produtos Allergan e deixá-las angustiadas e temerosas quanto manter as próteses em seu corpo. Nesses casos, também, elas podem exigir que a empresa responsável pela fabricação e distribuição das próteses cubra as despesas inerentes ao procedimento – se for do desejo delas substituir o implante pelo de uma outra marca – uma vez que ninguém é obrigado a conviver com o temor de desenvolver uma doença tão séria e temida, como o câncer.

Se você é uma das pacientes que está em dúvida sobre manter ou não a sua prótese mamária Allergan, não deixe de conversar com um médico especialista e tirar todas as dúvidas sobre o produto e o procedimento. Caso haja uma negativa quanto à cobertura das despesas inerentes à troca do implante mamário, não deixe de procurar um advogado de confiança para ter o seu direito reconhecido e garantido.

1
Olá, tudo bem?
Converse conosco pelo WhatsApp. Clique no botão verde!
Powered by