fbpx

Você já parou para pensar como placas sinalizadoras são essenciais para a segurança das pessoas e podem evitar uma série de problemas? Recentemente, um supermercado descobriu da pior forma possível como a falta sinalização de piso escorregadio pode trazer sérios prejuízos.

Enquanto fazia compras, um cliente que possui movimentos limitados em uma das pernas escorregou no interior da loja, que estava passando por uma limpeza sem sinalizar o piso molhado.

O incidente causou ao cliente uma luxação em um dos joelhos, obrigando que ele ficasse em repouso absoluto pelo período de quatro dias. Diante da falta de responsabilidade com a segurança das pessoas que transitam pela loja e dos prejuízos ocasionados pelo acidente, o cliente resolveu levar o caso à justiça.

Em primeiro grau, o juiz que julgou o caso alegou que o pedido era improcedente, uma vez que o autor do processo não comprovou a ausência da placa de sinalização com o aviso de “piso molhado” ou “piso escorregadio”.

O Tribunal de Justiça, no entanto, entendeu que o cliente tinha razão na sua solicitação e exigiu que o supermercado pagasse a ele a quantia de R$ 7 mil por danos morais. Segundo o Desembargador que analisou o caso “uma queda em local público, por si só, já é uma situação vexatória, ainda mais quando ocorre por negligência do estabelecimento na limpeza do local, o que configura o dever de indenizar o dano moral suportado pelo consumidor, pelo que o valor referido respeitará as condições econômicas das partes envolvidas, as condições pessoais do ofendido, a gravidade da lesão, a repercussão do dano e culpa do agente”.

O TJ também acrescentou que fazia parte da responsabilidade do supermercado, e não do cliente, comprovar a existência da placa sinalizadora no momento de limpeza da loja, reforçando, assim, os seus argumentos e validando ainda mais o seu posicionamento diante do caso.

1
Olá, tudo bem?
Converse conosco pelo WhatsApp. Clique no botão verde!
Powered by