fbpx

Mais uma vez o escritório Micheleto Advogados Associados teve êxito junto à justiça e conseguiu garantir aos seus clientes que os seus direitos fossem assegurados. Dessa vez, o caso de sucesso foi de um paciente com hipoparatireoidismo, que teve a cobertura de um medicamento negada pelo seu plano de saúde.

Hipoparatireoidismo: o que é?

O hipoparatireoidismo ocorre quando o hormônio PTH, que é produzido pelas glândulas paratireoides, para de funcionar ou deixa de ser produzido. Importante para manter os níveis de cálcio adequados na circulação, a falta ou insuficiência desse hormônio pode causar diversos problemas, como:

  • Dormência das mãos e pés;
  • Dores e espasmos musculares;
  • Cãibras;
  • Fraqueza;
  • Arritmia cardíaca;
  • Alterações na pele, cabelo e unhas.

E esses não são os únicos sintomas causados pelo hipoparatireoidismo. Infelizmente, em casos mais graves, o paciente pode desenvolver parestesia, crises de asma, convulsões e até mesmo catarata e retardo mental.

 

Tratamento

O tratamento para o hipoparatireoidismo varia de acordo com o quadro do paciente. De forma geral, o trabalho que é realizado pelos endocrinologistas é o controle da hipocalcemia, ou seja, da falta de cálcio no sangue. Em alguns casos mais severos da doença, no entanto, esse tratamento só pode ser realizado em hospitais, por meio do uso do medicamento gluconato de cálcio, que repõe o cálcio necessário para o bom funcionamento do organismo diretamente na veia.

 

Problemas na justiça

Com a doença do hipoparatireoidismo em estado avançado, um dos clientes da Micheleto Advogados Associados precisou entrar na justiça para assegurar que o medicamento gluconato de cálcio passasse a ser coberto pelo seu plano de saúde.

Com a  decisão favorável ao paciente, o Tribunal de Justiça do Paraná salientou que a não cobertura do gluconato de cálcio é ilegal, uma vez que o medicamento é indispensável no tratamento e o seu uso não acontece de forma domiciliar – sendo assim, a sua cobertura torna-se obrigatória.

Se você possui um problema de saúde e está enfrentando alguma dificuldade com o seu plano de saúde, não deixe de lutar pela sua saúde e bem-estar! Entre em contato com a Micheleto Advogados Associados e vamos, juntos, em busca dos seus direitos!

1
Olá, tudo bem?
Converse conosco pelo WhatsApp. Clique no botão verde!
Powered by